domingo, 1 de junho de 2008



AS PALAVRAS E AS COISAS
Parada Gay de SP 2008

Não estive na Parada Gay de São Paulo, mas andei lendo a cobertura do evento, e me chamou a atenção a matéria que saiu segunda-feira (26/05) no jornal O Globo. Acabei desviando totalmente a minha atenção da Parada para a forma como ela foi descrita pelo jornal: “Parada Gay atrai 3 milhões à avenida paulista. Evento, que contou com a presença do prefeito Gilberto Kassab e da ministra Marta Suplicy, foi marcada por tumultos”.

Os tumultos em questão são explicados logo no primeiro parágrafo: furtos de celulares e máquinas (!), bebedeiras (!!!) e consumo de drogas (!!!!).

Não sei como alguém pode dizer que furto, uso de álcool e consumo de drogas “marcam” qualquer evento, quando tais coisas já invadiram esta e outras cidades brasileiras (e já faz um bom tempinho...).

Com tantas coisas a serem destacadas em um evento desta magnitude, o repóter preferiu descobrir a pólvora e ainda concedeu em sua matéria uma coluna destacada para uma importante celebridade. Não a ministra, nem o prefeito, nem qualquer liderança do movimento gay, mas sim o xaveco do momento de Ronadinho, Andréia, que em sua entrevista prestou informações de EXTREMA utilidade pública.

A matéria ocupou espaço de cerca de meia página na seção O PAÍS, mas sem qualquer chamada na primeira página, que tinha, é claro, coisas mais importantes das quais se ocupar, como o empate de 1 a 1 entre Botafogo e Vasco.

Nenhum comentário: