sábado, 24 de maio de 2008


Control: a história de Ian Curtis (Control)

Inglaterra (2007) - 119 min.

Direção: Anton Corbjin
Roteiro: Matt Greenhalgh
Elenco: Sam Riley, Samantha Morton, Craig Parkinson, Alexandra Maria Lara, Joe Anderson, James Anthony Pearson

Demorou, mas chegou por aqui “Control: a história de Ian Curtis”, sobre o vocalista da amadíssima banda Joy Division. O filme acompanha a formação da banda e os caminhos tortuosos de Ian, que sofreu um bocado com uma epilepsia para a qual não encontrou tratamento adequado. Confuso, deprimido e mantendo uma difícil relação com sua própria arte e também com a esposa, cometeu suicídio em 1980.


O filme ganhou uma penca de prêmios, incluindo competições de peso como Cannes, mas desagradou um pouco aos fãs da banda, por um certo desequilíbrio do roteiro, que se concentra um pouco mais na conturbada relação de Ian com a esposa do que em sua trajetória como artista. O próprio diretor, Anton Corbijn, disse que via o filme não exatamente como um filme de rock, mas como uma história de amor com músicas boas.

A parte das músicas funciona às mil maravilhas; já a outra deixa muito a desejar. É chatíssimo o desenrolar da relação de Ian e Deborah, com o agravante de que Samantha Morton está apagadona em seu papel. Como Sam Riley está incrível como Ian, ficam muito esquisitas as cenas dos dois.


Mas o filme é bonito, com o P&B ajudando a compor a atmosfera sombria que marcou a trajetória da banda. E a execução de “Transmission” é memorável. Aliás, os momentos em que os atores estão no palco, tocando e cantando na vera, faz esquecer tudo o mais que não funciona no filme.


Recomendável para quem sente saudades de uma música tão boa.

Nenhum comentário: