domingo, 11 de maio de 2008

APENAS UMA VEZ (Once)

Irlanda – 2007 - 88 min.

Direção e roteiro: John Carney

Com Glen Hansard e Markéta Irglová


Muito bonito o filme irlandês “Apenas uma vez”. Poderia ser uma história banalíssima, se não fossem os personagens incomuns: um músico de rua e uma imigrante tcheca que se conhecem nas ruas de Dublin e ficam amigos.


Embora a música seja tão crucial para o cinema, os roteiros não costumam ser generosos com personagens músicos. Geralmente as histórias abordam músicos famosos, mas pessoas comuns são bem menos freqüentes. E, neste caso, a música não é um elemento secundário, mas um elo mágico entre os personagens. Aliás, é como se a música fosse um personagem à parte, percebemos que ela própria tem um “desenvolvimento”, conforme acompanhamos o processo de criação do personagem central, que faz um tipo de canção folk parecida com a de Damien Rice.


Os atores Glen Hansard e Marketa Irglova são músicos de fato. Glen atuou em outro filme bacana, que também se passa no universo musical, The commitments, e compôs as canções de Once, algumas em parceria com Marketa (os dois chegaram a montar uma banda após as filmagens, chamada The Swell Season).


São muito bonitas as cenas em que ele, tocando violão, e ela piano, compartilham sua sensibilidade artística. Vale como uma história de amor contada de outro jeito, lembrando até “Encontros e desencontros” e “Antes do amanhecer”, filmes que conseguem transportar para a tela uma certa aura que só os relacionamentos curtos e cheios de sintonia possuem. Bacana mesmo.

FONTE: http://www.foxsearchlight.com/once/



Um comentário:

Anônimo disse...

Esse filme me faz pensar como um relacionamento pode ser intenso sem causar danos.
Coisas de filme? Pode ser!! Aliás até acho que é... mas os personagens me fizeram sair do cinema levitando!!