sábado, 22 de março de 2008

Mais uma pesquisa sobre valores e atitudes revela o grau de conservadorismo da sociedade brasileira. Assim como no recente levantamento que resultou no livro A CABEÇA DO BRASILEIRO, os dados da pesquisa do IBOPE mostram o quanto o brasileiro ainda é reticente em relação a certos temas.

O que chama a atenção nesta pesquisa é que os brasileiros revelaram se achar muito mais éticos e progressistas do que sua própria sociedade. O brasileiro, ao fazer uma auto-avaliação, considera ter espírito público, respeito à cidadania e aos direitos humanos e que, acima de tudo, não é racista nem homofóbico. Na hora de avaliar o comportamento dos outros, a coisa muda de figura: os brasileiros acham que o restante da sociedade não pratica esses mesmos valores. Em uma escala de 0 a 10 pontos, o brasileiro dá a si mesmo, em média, nota 8 e para “os outros”, nota 5.

O Brasil não é para iniciantes mesmo... Como é que se entende uma contradição destas? Um país essencialmente conservador e cheio de pessoas que se acham à frente de seu próprio tempo...

Para variar, o nível declarado de rejeição ao homossexualismo está entre os mais altos da pesquisa: 33% das pessoas entrevistadas afirmaram que se afastaria de um amigo se soubesse que ele é homossexual. Que bom que 65% afirmaram que não fariam isso, mas o índice de 33% é alto, não? Afastar-se de alguém, de quem você gosta, só porque ela é homossexual, é preconceito violento... E 1/3 das pessoas admitiram preferir esta atitude.

Os dados estão na “PESQUISA DE VALORES E ATITUDES DA POPULAÇÃO BRASILEIRA”, realizada pela agência Nova S/B em parceria com o Ibope, que ouviu 1.400 brasileiros a respeito de 7 temas, de racismo a meio ambiente.

Leia mais sobre a pesquisa no site do IBOPE: http://www.ibope.com.br/
Leia mais sobre a pesquisa “A CABEÇA DO BRASILEIRO” no site safonocinema:
http://www.safonocinema.com.br/papo_cabeca.php#7


Nenhum comentário: