sábado, 27 de setembro de 2008

VIVA A MÚSICA!

O Festival do Rio, neste ano, está recheado de filmes que têm a música como mote central. Os documentários ganham uma mostra à parte, a MIDNIGHT SONGS, registrando os trabalhos de Patti Smith, Joe Strummer, Neil Young, Anita O'Day, Arthur Russell e Philip Glass.

A Premiére Brasil tem ainda os documentários sobre as Cantoras do rádio, Jards Macalé, Wilson Simonal, Arnaldo Batista e Titãs, além do filme de Helena Solberg, "Palavra Encantada", que conta com depoimentos de vários artistas da MPB.

Já a mostra Retratos traz curtas sobre Miltinho, Pixinguinha, Vinícius e Remo Usai.

É bom ficar de olho também em "Favela On Blast", "Contratempo", "Canção de Baal", "Café dos Maestros", "Os roqueiros esquecidos do deserto" e "África Unite".

E hoje ainda tive uma grata surpresa com "O Visitante", de Tom McCarthy. Bonito e denso, sem ser chato, o filme narra a amizade entre um professor entristecido pela solidão e um imigrante ilegal da Síria, fortemente unidos pelo amor a música e fatalmente separados pela paranóia americana. A música é personagem à parte no filme, que tem Fela Kuti na trilha e cenas que dão uma pequena mostra do poder do tambor. Imperdível.

Nenhum comentário: