VIVA A MÚSICA!
O Festival do Rio, neste ano, está recheado de filmes que têm a música como mote central. Os documentários ganham uma mostra à parte, a MIDNIGHT SONGS, registrando os trabalhos de Patti Smith, Joe Strummer, Neil Young, Anita O'Day, Arthur Russell e Philip Glass.
A Premiére Brasil tem ainda os documentários sobre as Cantoras do rádio, Jards Macalé, Wilson Simonal, Arnaldo Batista e Titãs, além do filme de Helena Solberg, "Palavra Encantada", que conta com depoimentos de vários artistas da MPB.
Já a mostra Retratos traz curtas sobre Miltinho, Pixinguinha, Vinícius e Remo Usai.
É bom ficar de olho também em "Favela On Blast", "Contratempo", "Canção de Baal", "Café dos Maestros", "Os roqueiros esquecidos do deserto" e "África Unite".
E hoje ainda tive uma grata surpresa com "O Visitante", de Tom McCarthy. Bonito e denso, sem ser chato, o filme narra a amizade entre um professor entristecido pela solidão e um imigrante ilegal da Síria, fortemente unidos pelo amor a música e fatalmente separados pela paranóia americana. A música é personagem à parte no filme, que tem Fela Kuti na trilha e cenas que dão uma pequena mostra do poder do tambor. Imperdível.
O Festival do Rio, neste ano, está recheado de filmes que têm a música como mote central. Os documentários ganham uma mostra à parte, a MIDNIGHT SONGS, registrando os trabalhos de Patti Smith, Joe Strummer, Neil Young, Anita O'Day, Arthur Russell e Philip Glass.
A Premiére Brasil tem ainda os documentários sobre as Cantoras do rádio, Jards Macalé, Wilson Simonal, Arnaldo Batista e Titãs, além do filme de Helena Solberg, "Palavra Encantada", que conta com depoimentos de vários artistas da MPB.
Já a mostra Retratos traz curtas sobre Miltinho, Pixinguinha, Vinícius e Remo Usai.
É bom ficar de olho também em "Favela On Blast", "Contratempo", "Canção de Baal", "Café dos Maestros", "Os roqueiros esquecidos do deserto" e "África Unite".
E hoje ainda tive uma grata surpresa com "O Visitante", de Tom McCarthy. Bonito e denso, sem ser chato, o filme narra a amizade entre um professor entristecido pela solidão e um imigrante ilegal da Síria, fortemente unidos pelo amor a música e fatalmente separados pela paranóia americana. A música é personagem à parte no filme, que tem Fela Kuti na trilha e cenas que dão uma pequena mostra do poder do tambor. Imperdível.
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