sábado, 22 de setembro de 2007

SENTIDOS EM CURTO (SHORTBUS)


SHORTBUS, de John Cameron Mitchell
21/09/07, Cinema PALÁCIO 2, Rio de Janeiro

Filme difícil de classificar, esse. Pode parecer uma merda, pode parecer um belo insight sobre o "aqui e o agora".
A história acompanha, com muito sexo, os dilemas amorosos de 7 personagens: Sofia, uma terapeuta sexual em crise com o marido, dois de seus pacientes (o casal gay James e Jamie), um voyer, uma dominatrix que tenta ajudar a terapeuta a resolver seu problema com orgasmos e Ceth, um jovem que vai compor um triângulo com James e Jamie.

O filme parece falar sobre um curto-circuito de sentidos, agora que vivemos em uma época em que as mais diversas experiências sexuais estão todas a nosso alcance, atiradas mesmo na nossa cara. Há um momento do filme em que os personagens, que experimentam pra valer seu erotismo, têm um apagão, não sabem mais o que sentem, não conseguem mais se situar uns em relação aos outros. E a cidade de N.Y., onde vivem, literalmente escurece.


Daí para o momento em tudo se acende novamente, não há razão. Nenhuma. Simplesmente, os personagens vão tateando até encontrar o interruptor e, então... click. Não sei se o diretor teve alguma intenção de dizer isso, mas ficou a sugestão de que perambulamos feito vaga-lumes, que nunca se iluminam ou se apagam por muito tempo.

A sessão foi cheia de vibração (no bom sentido...), lotada, com gente sentada pelas escadas da sala de cinema (inclusive eu!) e interagindo com o filme o tempo todo. No fim da exibição, aplausos para o filme de Mitchell. Apesar de falar da condição humana como algo tão sofrível (embora cheia de prazeres), o tom foi de ironia e o público entendeu, compartilhando suas risadas.

Confesso que fiquei como expectadora, não só do filme, como da sessão, observando as reações da galera e tentando entender onde Mitchell queria chegar com seus personagens sem rumo, cujo único elo pareceia ser o sexo. Não foi um daqueles filmes em que rola uma captura, uma espécie de rápida paixão por aqueles seres imaginários, que se tornam tão reais mesmo por tão pouco tempo. Acho que vou esquecer desse filme bem rápido...

SHORTBUS (EUA, 2006) - 101 MIN.
Direção e roteiro de Jon Cameron Mitchell
Com Sook-Yin, Peter Stickles, Paul Dawson, Lindsay Beamish, PJ Deboy e Raphael Barker. Música original de Yo La Tengo e Michael Hill. John Cameron Mitchell dirigiu também HEDWIG AND THE ANGRY INCH (2001)






Nenhum comentário: