Este filme canadense trata de forma muito curiosa a vida de Finn, uma médica que assume a direção de uma clínica de aborto em Toronto, após a morte de sua mulher. Muitos são os dramas que despontam nesta história, mas nenhum deles é vivido com aquela intensidade mexicana. Finn perdeu a namorada, morta por câncer, há pouco tempo, está sendo ameaçada de morte por agressivos ativistas anti-aborto e ainda tem que se virar com as carências de Zelly, a filha de 11 anos que anda aprontando várias pelas redondezas.
Finn passa o filme todo com aquela carinha de "crise? Que crise". As ameaças que sofre nunca são mostradas com aquela tensão típica dos filmes de psicopatas americanos. Embora a médica e o suposto pai biológico de Zelly ensaiem uma disputa pela guarda da menina, não batem boca uma só vez no filme. O uso de "substâncias ilegais" também é tratado sem nenhum alarde.
A vida homossexual vai seguindo naturalmente no filme, como algo já bem digerido socialmente. Resistências e preconceitos são mostrados como votos vencidos. Finn mantém seus relacionamentos abertamente diante de Zelly, que não manifesta problema algum com isso. Sua rebeldia é doce e não destrutiva, parecendo ter relação com os descuidos de atenção por parte de Finn. Como se revela no final do filme, a condição de Zelly é bem mais avançada do que a de ter uma mãe lésbica (Finn é médica especialista em reprodução...) mas, naquela altura do campeonato, nada afeta mais pessoas tão zen como elas. Ah, se o mundo fosse assim...
De legal, o filme tem a médica quarentona muito bonita (parecendo uma irmã mais velha da Teena Brandon de Meninos não choram) e a policial (que protege Finn dos ativistas) que você pediu a Deus que tomasse conta de você. Casal nota 10. A menina que faz a Zelly é ótima e garante as melhores cenas do filme. Apesar dos temas difíceis, o filme é leve e pode ser assitido com um pote de jujubas do lado.
FINN'S GIRL
Canadá (2007) - Drama - 88 min.
DIREÇÃO E PRODUÇÃO: Dominique Cardona e Laurie Colbert
ROTEIRO: Laurie Colbert
ELENCO: Brooke Johnson (Finn), Maya Ritter (Zelly), Yanna McIntosh (Diana)
Nenhum comentário:
Postar um comentário