sábado, 28 de março de 2009

ENTRE OS MUROS DA ESCOLA


Laurent Cantet é um cineasta que, como poucos, percebe a importância de dois espaços centrais na vida contemporânea: a escola e as empresas. Sempre achei estranho que o cinema se dedique tão pouco a falar destes universos que, volta e meia, aparecem nos filmes como espaços iguais a qualquer outro, quase nunca provocando reflexão sobre eles.

Pois em seu novo filme, o diretor de "Recursos Humanos" foca sua atenção no ambiente escolar, retirando-o de sua condição de pano de fundo, para torná-lo uma espécie de personagem de sua história.

O título do filme é um tremendo achado e acerta em cheio no dilema fundamental da escola, em toda a sua existência: o de sofrer com quase nenhum controle a brutal influência do "mundo lá fora". Ao redor da rotina que se desenrola entre os muros desta escola contemporânea, está o mundo globalizado, multicultural e tão cheio de diferenças que ora atraem, ora colocam em oposição as pessoas que estão "lá dentro".

As situações abordadas são capazes de mexer com todo mundo pelo seu tom realista, sem glamour e até engraçado, mesmo que o filme não se proponha exatamente a fazer piada dos assuntos. Aquela sala de aula muita gente já viu, embora as coisas aqui por nossa terra estejam um pouco diferentes, talvez menos diversas e, com certeza, muito mais violentas do que o que vemos na sala de aula de Cantet. Assim é o Brasil, afinal. Quem dá aulas por aqui sabe que os perrengues passados pelo professor no filme estão bem aquém do que passamos cá por essas bandas...

Nenhum comentário: