sexta-feira, 11 de julho de 2008

SEMANA DA DIVERSIDADE SEXUAL

A semana da diversidade sexual exibida pelo canal a cabo GNT em Junho teve como ponto alto a entrevista da Desembargadora MARIA BERENICE DIAS no programa Marilia Gabriela Entrevista. Maria Berenice criou o termo homoafetividade, para ressaltar os vínculos de afeto contidos nas relações homossexuais e que permanecem invisíveis aos olhos da sociedade. As leis existentes no Brasil, segundo a Desembargadora, estão bem longe de proteger tudo aquilo que estas relações afetivas são capazes de construir. Sua luta é para que os pares homossexuais, ao desenvolverem vínculos afetivos, alcancem o abrigo do direito de família. Por isso sua máxima: “o afeto é uma realidade digna de tutela”.

No SAIA JUSTA, as meninas mostraram uma interessante matéria com depoimentos de habitantes de uma ilha na Nicarágua, um verdadeiro rincão de preconceitos contra homossexuais. Após a matéria, fizeram a crítica correta ao senso comum atrasadinho nicaragüense, mas deixaram passar no restante do programa idéias pra lá de questionáveis, como “andar de mãozinha dada é coisa de mulher”, “mulher gosta de receber flores”, além de endossarem, sem a menor cerimônia, a velha idéia de que mulheres são seres histéricos. Sei que o programa é muito querido pela galera, mas há tempos que venho percebendo que nem a Márcia Tiburi, com toda sua razão crítica, consegue fazer frente ao festival de senso comum das outras apresentadoras, sempre reafirmando as tais “coisas de mulheres”.

Rolou também a edição especial do programa SUPERBONITA, falando de padrões de beleza GLS. Aliás, padrões não, o que se viu foi uma defesa da “feminilidade” da mulher lésbica. “Mulher tem que ser mulher sempre”, afirmou categoricamente uma moça no programa. É bem bacana que as pessoas tenham vários modelos nos quais se espelhar e sejam livres para escolher aquele que mais lhe agrada. Conforme a homossexualidade vai saindo dos guetos, a tendência é que os modelos se diversifiquem mesmo. E que viva a diferença, pois desde que nenhum destes modelos venha para se tornar regra, todas as alternativas serão muito bem-vindas.

Nenhum comentário: