terça-feira, 22 de janeiro de 2008

UMA QUESTÃO DE CLASSE?

Aqui no Rio de Janeiro existe desde abril de 2006 o “vagão para mulheres” no metrô. De segunda à sexta, de 06:00 às 09:00hs e de 17:00 às 20:00 hs, um vagão de cada composição, devidamente pintado de rosa, fica reservado, por lei, às ninféias cariocas. Eu não tinha levado muito a sério o novo “serviço”, que causou muito bafafá por aqui. Mas desta vez que peguei o metrô, fui observar a dinâmica da coisa. Estação Uruguaiana, 18:00 hs de uma quarta-feira. O trem estava relativamente vazio no sentido Zona Sul, chiquérrima, da cidade. Entrei e vi vários bolinhas tranqüilamente sentados junto às luluzinhas. Antes que a porta se fechasse, escapuli para confirmar a informação inscrita do lado de fora do vagão: era mesmo o horário reservado, os meninos é que não estavam nem aí para o assunto. Fiquei olhando a composição seguir viagem, “vamos ver a próxima”, pensei. Na outra plataforma, o trem sentido Zona Norte acabara de chegar. Quase lotado, ostentava sua cápsula rósea, indisfarçável. Fiquei olhando e olhando aquela cena, procurando algo que a desafiasse. Nada. Enfim, um vagão – cheio – e que só tinha mulheres.

Quando chegou meu trem, acompanhei com ansiedade sua parada vagarosa. Entro no vagão das mulheres e lá estão os bolinhas tranqüilamente sentados, desta vez com várias luluzinhas de pé. O clima não me pareceu hostil, fora alguns olhares de reprovação partindo de certas meninas, especialmente depois da gravação “lembrar” aos possíveis distraídos a característica peculiar daquele espaço. Entretanto, a viagem assim prosseguiu, sem que nada perturbasse aquela ordem estranha. Saltei em Botafogo e caminhei em direção ao cinema, pensando que raios havia com o trem sentido Zona Norte... Questão de fiscalização, classe, cultura? Mas por que cargas d’água? Até o metrô é partido nesta cidade?

2 comentários:

Anônimo disse...

Pode ter certeza que:
- não é classe porque bolinhas de metrô nao a tem!

- não é cultura porque ainda não teve tempo da cultura ser absorvida pelos grupos

- não é ficalização, porque apesar dela existir ainda é dificil controlar os horarios de pico.

Minha pré conclusão para minha pesquisa quanto a esse assunto, que muito me intriga também e ja me arrancou algumas boas risadas, é que as próprias luluzinhas não permitem esse tipo de "abuso" no seu território. Oras bolas, como assim homens sentando junto com elas no horario de pico quando está claro que eles não são bem vindos ali?
Ja vi bolinha apanhando e tudo.. rs

Enfim, acho que os vagões que iam em direçao a zona sul não tinham luluzinhas de atitudes suficientes...

Prepare-se, um dia você verá o que é uma luluzinha de atitude no vagão de metrô cor de rosa em horário de pico!!

Anônimo disse...

Ih... senti que vai rolar bolsada!
: )